
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), finalizou a construção da Estação Itararé, a primeira das quatro estações que estão sendo revitalizadas como parte da modernização do Metrô de Teresina. Além da nova estação, já foram concluídos os primeiros 2 km da nova linha férrea.
A intervenção é considerada o maior investimento em mobilidade urbana da história da capital piauiense. Nesta primeira etapa, estão sendo aplicados R$ 193 milhões, recursos oriundos de convênio firmado entre a Setrans e o Ministério das Cidades (MCID), com repasses da Caixa Econômica Federal.
A primeira fase do projeto inclui a duplicação dos 13,5 km da linha férrea existente entre o bairro Itararé, na zona Sudeste, e o Centro de Teresina. A medida permitirá a circulação simultânea de dois trens, um em cada sentido, aumentando a capacidade e reduzindo o tempo de espera.
Também estão previstas a reforma das estações Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e da própria Itararé, além da reestruturação da oficina de manutenção e a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), que vai monitorar em tempo real o funcionamento do sistema metroviário.
“Estamos felizes com o andamento da obra, tudo com qualidade e dentro do cronograma. A Estação Itararé está pronta. É moderna, muito ventilada e garante conforto aos usuários. Já finalizamos os primeiros quilômetros da duplicação da linha férrea. Estamos implantando 30 mil dormentes e trilhos modernos com solda aluminotérmica, que evita descarrilamentos e melhora a segurança e agilidade no transporte”, destacou o secretário Jonas Moura.
A previsão é de que a obra completa seja entregue em 2026, contribuindo para maior eficiência e qualidade no transporte público da capital.
Com informações de Ascom Setrans