
O Governo do Piauí inaugurou nesta segunda-feira (14) a revitalização da Estação Itararé, na zona Sudeste de Teresina. A entrega faz parte da primeira etapa do projeto de modernização do metrô da capital. Além do terminal, também foi concluído e entregue novo trecho da linha férrea entre a estação Itararé e a estação Dirceu II. O evento contou com a presença de várias autoridades, entre eles o governador Rafael Fonteles (PT), o ministro Wellington Dias (PT) e o senador Marcelo Castro (MDB).
Durante a inauguração da Estação Itararé, o governador Rafael Fonteles destacou que essa entrega faz parte de uma das fases da primeira etapa do projeto de modernização do metrô de Teresina. Segundo ele, a proposta é ampliar significativamente a capacidade do transporte ferroviário da capital.
“O nosso metrô vai multiplicar por 10 a capacidade de transporte de passageiros. É um transporte rápido, gratuito e confortável. Um direito do cidadão, que também representa economia no bolso e mais circulação no comércio. Já entregamos a Estação do Colorado e vamos entregar, em breve, a do bairro Todos os Santos, além de outras estações intermediárias. Essa é uma revolução no transporte público de Teresina”, afirmou Rafael Fonteles.
De acordo com o secretário de Estado dos Transportes, Jonas Moura, a obra representa um avanço para a mobilidade urbana da cidade.
“É uma obra esperada pelos teresinenses e hoje nós estamos tendo a alegria de entregar a primeira estação, que é a Estação Itararé, mais 2 km prontos da ferrovia. Isso já dá um entusiasmo, uma autoestima muito grande para nós, primeiro porque nós vamos ter mais rapidez nessa movimentação daqui até a Alberto Silva, segundo porque nós vamos transportar também o triplo de passageiros que se transporta hoje. Então essa obra vem para agregar valor, ajudar o povo teresinense, principalmente o da região Sudeste, que hoje vai poder usar a Estação Itararé”, destacou o secretário.
Jonas Moura também ressaltou que a nova estação, construída do zero, conta com estrutura moderna e acessível, projetada para ampliar a capacidade de atendimento da linha férrea e oferecer mais conforto aos usuários.
“Hoje nós estamos implantando nessa obra o que há de mais moderno na questão dos trilhos, nos dormentes, são realmente com muito mais durabilidade. A estação também tem acesso para cadeirantes. Então é uma obra que traz dignidade e que ajuda muito o transporte de Teresina”, acrescentou.
A modernização do metrô é considerada o maior investimento em mobilidade urbana da história de Teresina. Na primeira etapa, estão sendo aplicados R$ 193 milhões, por meio de convênio entre a Secretaria de Transportes e o Ministério das Cidades, com repasses feitos pela Caixa Econômica Federal e contrapartida do Governo do Estado.
O projeto inclui a duplicação dos 13,5 km da linha férrea entre o bairro Itararé, na zona Sudeste, e o Centro de Teresina. Com a duplicação, será possível operar dois Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) ao mesmo tempo, um em cada sentido, o que deve aumentar a capacidade de transporte e reduzir o tempo de espera.
Também estão previstas as reformas das estações Frei Serafim, Boa Esperança e Renascença, além da reestruturação da oficina de manutenção e da construção do Centro de Controle de Operações (CCO), que irá monitorar em tempo real o sistema metroviário da cidade.
“Hoje em torno de 3.500 a 3.800 passageiros são transportados diariamente pelo nosso VLT. A nossa meta, já com essa primeira etapa de modernização, é atingir 12 mil passageiros. A gente está trabalhando para cumprir isso até o ano que vem”, finalizou o secretário.
A previsão é de que a obra completa seja entregue em 2026.
Fonte: Cidadeverde.com